Pages

12 abril 2012

Onde está Deus na linha do tempo?

Um comentário:
 
Afinal... quem nunca pensou ou ouviu a pergunta "Quando Deus surgiu?" ???
Bom... já ouvi dezenas de vezes indagações no mínimo parecidas com essa.

Quando nos deparamos com esse questionamento, precisamos tratá-lo por partes. Vamos começar pensando sobre o tempo. 

O QUE É TEMPO?
Segundos, horas, dias, anos, séculos, estações, envelhecer... Tempo nada mais é do que uma medida pela qual comparamos sequencias e durações de eventos. Não podemos simplesmente VER o tempo. Sabemos que o tempo está passando quando vemos os ponteiros de um relógio, ou quando vemos o dia transformando-se em noite e vice-versa, ou quando olhamos no espelho e deparamo-nos com as diferenças do que éramos a 10 anos atrás. Sim, o tempo não é algo que podemos manipular, podemos apenas medi-lo e sabemos que ele está lá!

PARA HAVER TEMPO, VOCÊ PRECISA DE MUDANÇA!
O tempo mostra-se através de mudanças, ele não pode existir por conta própria. O tempo depende de espaço e de matéria para poder existir. Ele precisa que algo mude para existir. Antes da criação do mundo (Gn 1) não havia o que mudar. Portanto, não existia tempo.

DEUS EXISTE DESDE QUANDO?
Se antes da criação do mundo não existiam mudanças, não podemos utilizar a palavra "quando", uma vez que esta está diretamente ligada a tempo.

ENTÃO... COMO PENSAR EM DEUS RELACIONADO AO TEMPO?





Este texto trata especificamente de Deus, que de forma nenhuma está preso ao tempo e nem depende dele. Para Deus, presente, passado e futuro são todos a mesma coisa! Deus está fora do tempo! 

O tempo simplesmente não atua em Deus, apenas em nós! O tempo não pode atuar em Deus pelo simples fato de DEUS SER IMUTÁVEL. Como podemos atribuir qualquer medida de tempo a um Deus que NÃO MUDA?
A pergunta "O que havia antes de Deus?" é descabida, uma vez que antes da criação só havia nosso ETERNO E IMUTÁVEL DEUS.

Deus nunca surgiu e nem foi criado. O tempo, sim! Sem mudanças, sem tempo.


Bibliografia
A natureza e os atributos de Deus III - Teologia - Os atributos Relativos - Lição 12 - Pr Calvin Gardner - Revisado por Pr Waldir Ferro.
Lourenço, A.J.B. - Gênesis 1&2 - Editora Fiel.

Um comentário:

  1. Por isso devemos remir o tempo,pois nós envolvemos tanto com esta vida passageira e nos esquecemos que teremos de prestar contas do que fazemos com esta vida , que nos foi doada pelo nosso CRIADOR!

    ResponderExcluir